FANDOM

Atatürk

Zilat

Osman Zilat (1876-) é um revolucionário, líder partidário, escritor e ex-militar turco que nasceu em Izmir. Conhecido nacionalmente por ser um dos homens mais influentes da causa de independência da Turquia Grega.

História Edit

Nasceu na cidade de Izmir enquanto a cidade era parte do Império Otomano, porém teve que se mudar aos 2 anos para Istambul por motivos familiares. Alguns anos depois estourou a guerra entre os europeus e os otomanos, que começou à servir ao exército otomano contra os sérvios que invadiram Istambul.

Ficou preso por 2 anos, liberado quando a guerra foi finalizada. Desistiu de sua carreira militar logo em seguida começou à se dedicar à carreira de escritor, onde escreveu vários livros, como o seu mais conhecido Yaz Öyküleri .(Histórias de Verão em turco)

Alguns anos depois, se casou com seu primeiro amor, Larissa Oyyaz, onde viveu com ela até quando estourou a guerra greco-sérvia, onde Istambul passou novamente para outro país. Oyyaz foi morta por militares gregos que invadiram a cidade e a mataram no Massacre de Istambul.

Zilat passou o resto de seu tempo se preparando para a vingança, apoiando grupos separatistas e crescendo mais e mais na carreira política. Em 1921 conseguiu organizar junto com Osman Tilar e Majar Koret uma crise internacional, pedindo apoio de potências.

A crise foi um fracasso, as promessas das potências foram apenas parciais, causando uma grande revolução em Istambul liderada por Zilat e a frente partidária, com apoio de vários militares.

Ad blocker interference detected!